Como Transformar Arduino Uno em Joystick

| | 3 comentários:


Nesse tutorial vamos aprender a transformar a placa Arduino Uno em Joystick.

Primeiramente vamos baixar os arquivos necessários apara fazer a transformação na placa Arduino Uno para Joystick, os links estão todos no final da postagem.




Lembrando que além dos arquivos disponibilizados para download é necessário ter também ter o java instalado no Pc, e o software do Arduino Uno.
Vamos aos procedimentos:

1º Passo: Conectar a placa Arduino Uno no Pc e verificar se os drivers estão instalados e se a porta reconheceu a placa Arduino.

2º Passo: Baixar e Extrair os arquivos da pasta zipada através de um programa tipo winrar ou outro do mesmo gênero como 7zip.  

3º Passo: Faça a instalação do flip, dando um duplo clique no instalador do programa e seguindo o que se pede, após ter instalado não será necessário abrir o programa já que a função desse programa é apenas fazer uma comunicação entre o Arduino Uno e o Pc.



4º Passo: Abra a pasta Arduino-big-joystick e faça a extração da pasta compactada Arduino-big-joystick.





5º Passo: Após ter extraído os arquivos, renomeie o arquivo Arduino-big-joystick.hex para UnoJoy.hex, o U e J deixem maiúsculo.



6º Passo: copie o arquivo UnoJoy.hex volte e abra a pasta UnoJoy, abra a pasta UnoJoy outra vez, abra a pasta UnoJoy-master, localize e abra a pasta UnoJoy mais uma vez, agora abra a pasta ATmega8u2Code, agora abra a pasta HexFiles cole e substitua o arquivo UnoJoy.hex.


7º Passo: Volte até a pasta Arduino-big-joystick, abra a mesma e abra a pasta sketch_aug19c, dentro desta pasta está a sketch  para fazer a programação no Aduino Uno, abra a sketch e execute dando dois cliques.




8º Passo: Com a sketch aberta vá em ferramentas e verifique se a porta selecionada é a porta que o Arduino Uno está conectado.



9º Passo: Após ter verificado a porta e estando tudo correto clique no segundo botão da esquerda para direita na parte superior da sketch para carregar a programação, o botão tem o formato de uma ceta.



10º Passo: Agora vamos dar um curto na placa Arduino Uno encostando algo metálico nos dois primeiros pinos dos seis pinos próximo a porta usb do Arduino Uno, veja a imagem. abaixo.















11º Passo: Após ter dado o curto na placa  vamos abrir a pasta UnoJoy, abrir novamente a pasta UnoJoy,  agora abra a pasta UnoJoy-master, localize e abra a pasta UnoJoy e execute o arquivo TurnIntoAJoystick.



Obs.: Se der erro de dll ou outro qualquer ao executar o arquivo, será necessário atualizar o driver, faça o seguinte para atualizar o driver. 

Vamos em painel de controle, hardware e sons e dispositivos e impressoras, e clicamos com o botão direito do mouse no dispositivo representante ao Arduino Uno que ficou como Dispositivo Desconhecido após o curto, após clicar com o botão direito do mouse sobre o dispositivo que representa o Arduino Uno clicamos  em propriedades.




Após ter clicado em propriedades, clique em hardware e em propriedades novamente.



Após ter clicado em propriedades clique agora em Alterar configurações.



Na próxima janela clique em Driver e Atualizar Driver, e em Procurar software de driver no computador.




Agora clique em procurar, clique em Disco local c:, clique em Arquivos de programas x(86), clique em Atmel, clique em Flip e em Usb, deixe a pasta Usb selecionada e clique em Ok.



Agora clique em avançar e aguarde finalizar a instalação do driver, deverá ficar como na imagem abaixo.


Agora execute o arquivo TurnIntoAJoystick novamente e aguarde, o Arduino Uno deve se desconectar do Pc.



12º Passo: Retire o cabo usb que liga o Arduino Uno ao Pc e conecte novamente, para certificar que tudo deu certo vá em painel de controlehardware e sons e dispositivos e impressoras e verifique se o Arduino Uno estar como Joystick.



Para reverter o processo basta dar o curto novamente na placa Arduino Uno, ir na pasta UnoJoy, abrir novamente a pasta UnoJoy, abrir a pasta UnoJoy-master, localizar e abrir a pasta UnoJoy e executar o arquivo TurnIntoAnArduino, desconectar e conectar novamente o Arduino Uno ao Pc e o processo será revertido.

Clique para baixar os arquivos


Curta e compartilhe essa informação com seus amigos nas redes sociais.


Siga-nos nas Redes Sociais
           


3 comentários :

  1. oi boa noite á minha placa é arduino mega 2560, á cof é á mesma ?

    ResponderExcluir
  2. Boa noite meu amigo, através da sua orientação de como transformar o Arduino uno em joystick eu consegui. Não tinha achado ate agora como fazer, graças a sua orientação detalhada. Obrigado. Gostaria de saber se para o Arduino Leonardo é do mesmo jeito? E se você tem video explicando como transformar o mesmo desde já obrigado!!!

    ResponderExcluir